segunda-feira, 18 de agosto de 2008

continuação - Mudança de Diretrizes


Com as intruções e conselhos do Sr. Dorival Bissolli, estou aprendendo um pouco mais sobre os Glosters e os Raça espanhola.

Comprei alguns casais dos mesmos para ver como criavam, pois a dificuldade para criar canários de grande porte é sua aversão para tratar as crias, como sempre usei canários de cor resolvi criar outros de porte, pois as cores exigem um tratamento diferente do seguimento porte (beta caroteno), então criando os pequenos, mas não menos amorosos espanhóis e glosters percebi que poderia aumentar meu plantel de grande porte.

Como a criação 2008 está se iniciando, desejo boa sorte a todos que acessarem este blog.


MUDANÇA DE DIRETRIZES

A criação 2008
Começou a todo vapor a criação de canários da temporada 2008, com a elevação da temperatura e aumento da luminosidade os machos estão cantando muito o que ocasiona um maior alvoroço dentro da voadeira das fêmeas, que como estão muito sadias aprontam mais cedo.
O empenho deste ano será no desenvolvimento da raça Llarguet espanhol, a qual para a minha decepção no Campeonato Brasileiro 2008 apareceram exemplares que não tem nada a ver com a raça, como para todos os efeitos a importação de aves é proibida tentaremos desenvolver com muita paciência aqui no Brasil com os recursos disponíveis essa bela ave. Com o desenvolvimento quem sabe num médio prazo teremos exemplares que não seram desclassificados por serem parecidos com as planilhas de julgamento.
Não com menos empenho darei continuidade a criação de Lancashires, cujos exemplares já estão chegando no tamanho ideal da raça (22cm). faltando agora o desenvolvimento do perfil do pássaro (cabeça, topete, ombros, plumagem, etc).
Em 2007 com os cruzamentos feitos foram alcançados alguns objetivos mas ainda falta muito para chegar ao padrão ideal dos antigos lancas. Ressalta-se a dificuldade de arrumar boas fêmeas para se chegar ao padrão, pois temos muita miscigenação com os yorkishires o que dificulta demais nossa tarefa, já que o interesse dos criadores não é o desenvolvimento e sim a vitória nos regionais e no brasileiro.
Digo isso por que uma categoria inteira foi desclassificada (lancashire c/ topete fundo branco), não sei o motivo, mas não tiro a razão dos juízes, pois os exemplares apresentados não eram de boa qualidade.
Se houvesse um maior interesse no desenvolvimento da raça, fatos como esse não aconteceriam.
Vamos mudar para outra raça de menor porte, mas não menos nobre, os scotch fancies.
Quando fui ao brasileiro, procurei alguns scotchs para comprar, procurei dentro da categoria e fiquei até meio encabulado, pois não conseguia localizar os mesmos, perguntei a um senhor onde estavam, vi os pássaros e sai confuso, para mim eram Bossus belgas e não scotchs, pensei, não entendo nada de cánarios de porte, acho que estou enxergando mal, meu óculos está com defeito e muitas outras possibilidades, quando alguns dias depois chega a minha residência a revista Brasil Ornitológico com os meus pensamentos expressos ponto a ponto; agora eu pergunto cadê os scotchs senhores juizes?